Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah ao Brasil

Fernanda Scano
Tempo: 2 min.

Nesta sexta-feira (30), o Ministério da Saúde do Brasil declarou que o vírus Nipah, que teve dois casos confirmados na província de Bengala Ocidental, na Índia, não representa uma ameaça ao país. A avaliação foi reforçada pela Organização Mundial da Saúde, que também considera o risco de uma nova pandemia como baixo. O último caso na Índia foi diagnosticado em 13 de janeiro, e a saúde pública brasileira está em alerta, mas sem motivos para preocupações.

As autoridades de saúde do Brasil monitoram rigorosamente a situação, mantendo protocolos permanentes de vigilância para agentes patogênicos altamente perigosos. Instituições como o Instituto Evandro Chagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão envolvidas nessa supervisão, em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde. Até o momento, 198 contatos dos casos confirmados na Índia foram identificados e monitorados, todos com testes negativos para o vírus Nipah.

O professor Benedito Fonseca, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, explicou que a incidência do vírus na Índia está relacionada a morcegos que atuam como hospedeiros e não estão presentes nas Américas. Ele enfatizou que a possibilidade de uma disseminação global do Nipah é pequena, uma vez que a espécie de morcego que hospeda o vírus não habita o continente americano. Assim, o Brasil permanece em um estado de vigilância, mas sem risco iminente para a população.

Compartilhe esta notícia