A Global Game Jam Curitiba, uma das etapas da Maratona Mundial de Desenvolvimento de Jogos, ocorrerá entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. O evento, que é gratuito e aberto ao público, já conta com mais de 500 inscritos, e a expectativa é que chegue a 600 participantes. Este ano, o tema do evento é “máscara”, permitindo interpretações variadas entre os desenvolvedores.
O evento acontece simultaneamente em 100 países, reunindo cerca de 30 mil pessoas em 800 sedes ao redor do mundo. No Brasil, Curitiba se destaca como a maior sede presencial, com a organização prevista para resultar na criação de 70 a 100 novos jogos. Bruno Campagnolo de Paula, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR, enfatiza a importância da diversidade de interpretações que o tema trará para os jogos desenvolvidos.
Além de ser um espaço para a criatividade, a maratona oferece oportunidades de aprendizado e troca de experiências entre iniciantes e profissionais da área. Os jogos desenvolvidos serão publicados no site da Global Game Jam, possibilitando sua monetização futura. Essa atividade reflete o crescimento do mercado de games no Brasil, que, segundo estudos, já é tão grande quanto a indústria cinematográfica.

