Petrobras reduz em 7,8% preço do gás natural para distribuidoras em fevereiro

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, uma diminuição de 7,8% no preço do gás natural destinado às distribuidoras, que passará a vigorar a partir de 1º de fevereiro. A informação foi confirmada pela diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa, Angélica Laureano, destacando a importância dessa decisão para o mercado. Esta é a mais recente de uma série de reduções que já contabiliza 38% desde dezembro de 2022.

Os contratos de venda de gás natural às distribuidoras preveem ajustes trimestrais, que consideram as oscilações do petróleo Brent, a taxa de câmbio e, a partir deste ano, o índice Henry Hub, referência do mercado de gás nos Estados Unidos. A Petrobras também destacou que as variações de preços finais para cada distribuidora dependem de fatores como os produtos contratados, volumes retirados e prêmios por desempenho e demanda. Essas medidas visam aumentar a eficiência e a competitividade no setor.

Com a nova redução, o preço do gás natural ao consumidor pode sofrer influências adicionais, como custos de transporte, margens de lucro das distribuidoras e tributos. A estatal brasileira alerta que esses fatores podem impactar o preço final do GNV (Gás Natural Veicular) também. A expectativa é que essa medida beneficie os consumidores e melhore a acessibilidade ao gás natural no Brasil.

Compartilhe esta notícia