A Bahia está consolidando seu papel no setor de biocombustíveis com a expansão da produção de biodiesel e o aumento das exportações para a Europa, com foco na Usina de Biodiesel de Candeias. Na última segunda-feira, 26, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado sediou uma reunião que reuniu representantes do governo e da Petrobras Biocombustível S.A., incluindo o diretor de Biodiesel, Flávio Tomiello, e o gerente da usina, Valter Paixão.
Desde 2023, a Petrobras Biocombustível tem investido na modernização da unidade de Candeias, resultando em exportações de biodiesel avançado pelo Porto de Aratu. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou que esse avanço é resultado de uma estratégia de longo prazo que envolve o diálogo entre governo, empresas e trabalhadores, promovendo o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental no estado.
Além disso, a articulação entre diferentes regiões da Bahia, como a Região Metropolitana de Salvador e o Oeste baiano, fortalece a cadeia produtiva. A redução das emissões de gases de efeito estufa do biodiesel, que atende aos critérios da certificação ISCC exigida pela União Europeia, exemplifica o compromisso com a sustentabilidade. As perspectivas de novos investimentos e a estruturação de cadeias de óleos e gorduras residuais também prometem ampliar as oportunidades de geração de renda e inclusão social na região.

