O estado do Paraná anunciou que, em 2025, atingiu a menor taxa de homicídios dolosos desde 2007, com 9,9 casos para cada 100.000 habitantes. Este índice é inferior à média nacional de 14,62 homicídios. A redução de 24% em relação a 2024 e de cerca de 40% comparado a 2018 foram destacadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado.
O governador Ratinho Júnior, do PSD, pode usar esses dados como um trunfo caso decida se candidatar à presidência nas eleições de outubro. A segurança pública, um tema recorrente nas disputas eleitorais, deve ser central na campanha, especialmente considerando os avanços significativos na área. No entanto, a definição sobre sua candidatura ainda dependerá do posicionamento de seu partido, que também considera outros candidatos.
Se Ratinho Júnior entrar na corrida presidencial, a segurança pública poderá se tornar um dos pilares de sua plataforma. A queda nos índices de criminalidade pode influenciar significativamente a percepção do eleitorado e a dinâmica das eleições. Assim, o cenário político no Paraná e no país deve ser monitorado de perto à medida que as eleições se aproximam.

