Partidos pedem afastamento de Ibaneis Rocha por fraude no Banco Master

Fernanda Scano
Tempo: 2 min.

Os partidos PT, PCdoB, PV, PDT e Rede protocolaram um pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta segunda-feira (26) para que a Procuradoria-Geral da República investigue o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por supostas irregularidades nas negociações entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master. Além da investigação, a ação solicita o afastamento do governador, com o intuito de impedir possíveis tentativas de obstrução das investigações.

As alegações apresentadas pelos partidos indicam que as negociações entre o BRB e o Banco Master, este último sob suspeita de fraude, contaram com a influência direta de Ibaneis Rocha. Os documentos apontam que o governador teria utilizado sua posição para favorecer interesses privados, envolvendo financiamentos de patrocínios esportivos e a aquisição de uma suíte em um hotel de luxo em São Paulo, o que levantou questionamentos sobre a legalidade de suas ações.

Na última sexta-feira, outros partidos, como PSB e PSOL, também pediram o impeachment de Ibaneis Rocha, alegando crime de responsabilidade. As investigações, que se intensificaram após a Operação Compliance Zero, resultaram no bloqueio de bens de instituições e executivos envolvidos, além da prisão do proprietário do Banco Master por fraudes financeiras, evidenciando um cenário de grave crise política e administrativa no Distrito Federal.

Compartilhe esta notícia