UE cria força-tarefa para fortalecer controle fitossanitário de importações

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

A União Europeia estabeleceu uma força-tarefa com a finalidade de reforçar o controle fitossanitário sobre os produtos importados. A iniciativa foi anunciada em Bruxelas no dia 26 de janeiro, em meio a uma reunião do Conselho da UE, e visa garantir a segurança alimentar no mercado europeu, especialmente no contexto do acordo de livre comércio com o Mercosul.

O foco da força-tarefa é harmonizar os procedimentos de inspeção e desenvolver recomendações para ações conjuntas entre a Comissão Europeia e os Estados-membros. O comissário de Saúde da UE, Olivér Várhelyi, destacou que as novas regras se aplicarão a todos os produtos, tanto os produzidos internamente quanto os importados, enfatizando a importância de controles rigorosos e sua implementação eficaz.

A criação dessa força-tarefa responde a exigências, como as da Itália, que solicitou inspeções mais rigorosas devido ao uso de pesticidas não autorizados por produtores sul-americanos. Enquanto o tratado de livre comércio aguarda ratificação, a Comissão Europeia considera a possibilidade de sua implementação provisória, com o ministro da Agricultura da Itália, Francesco Lollobrigida, afirmando que os pressupostos para essa ação já estão em vigor.

Compartilhe esta notícia