Governo inicia segunda fase do Programa Gás do Povo no Rio de Janeiro

Jackelline Barbosa
Tempo: 2 min.

O governo federal deu início, nesta segunda-feira, 26 de janeiro, à segunda fase do Programa Gás do Povo, que visa atender 203.994 famílias no estado do Rio de Janeiro com a distribuição gratuita de vales para recarga de botijões de gás. Implementado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em colaboração com o Ministério de Minas e Energia, o programa agora alcança 17 capitais brasileiras, expandindo o suporte a famílias de diversas regiões.

Na primeira fase, realizada em novembro de 2025, quase um milhão de famílias em dez capitais já haviam sido beneficiadas. Com a inclusão de novas cidades, como Brasília, Curitiba e São Luís, o programa se esforça para garantir que todas as comunidades tenham acesso a gás de cozinha, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a pobreza energética. O governo destaca a importância de uma rede logística eficiente, com 10 mil pontos de venda conectados ao programa.

A previsão é que, até março, o Gás do Povo esteja disponível em todos os 5.571 municípios do Brasil, beneficiando até 15 milhões de famílias. Com esta iniciativa, o governo busca não apenas assegurar o acesso a energia limpa e segura, mas também promover dignidade e saúde, permitindo que os recursos economizados possam ser redirecionados para outras necessidades básicas das famílias. A participação da Caixa Econômica Federal reforça a abrangência e a eficácia do programa.

Compartilhe esta notícia