Na última quarta-feira, 25 de janeiro de 2026, cerca de 18 mil pessoas se reuniram em Brasília para uma manifestação convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, do PL-MG. O ato marcou o encerramento de uma caminhada de 240 quilômetros que teve como principal objetivo reivindicar a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente preso devido a sua condenação por crimes relacionados à tentativa de golpe após as eleições de 2022.
O protesto ocorreu na Praça do Cruzeiro, a cerca de seis quilômetros do Palácio do Planalto, e foi monitorado pela USP em parceria com a ONG More in Common. O público foi estimado com base em imagens aéreas, apresentando uma margem de erro de 12%. Durante a manifestação, os presentes pediram a derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto da dosimetria, que poderia beneficiar Bolsonaro e outros condenados pelos eventos de 8 de janeiro.
A mobilização se deu de forma pacífica, com faixas e palavras de ordem em defesa da anistia e libertação de Bolsonaro. No entanto, o ato também foi marcado por um incidente, quando um raio atingiu a área próxima à concentração, resultando em feridos que foram encaminhados a hospitais locais. As implicações dessa manifestação podem refletir nas próximas discussões políticas sobre a anistia e as condenações ligadas aos eventos de 8 de janeiro.

