Sabesp assume controle da Emae e planeja OPA para acionistas minoritários

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

A Sabesp tomou posse do controle da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e, em 24 de janeiro de 2026, anunciou que irá solicitar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o registro para uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) das ações ordinárias que ainda estão nas mãos de acionistas minoritários. Essa ação visa assegurar que esses acionistas tenham a chance de vender suas ações em condições iguais às que foram oferecidas ao antigo controlador da empresa.

A transação que possibilitou essa mudança de controle foi finalizada após um acordo com a Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Com a nova estrutura acionária, a Sabesp detém aproximadamente 74,9% do capital votante da Emae, e, caso finalize um contrato adicional com a Axia Energia, sua participação poderá aumentar ainda mais. A Sabesp também declarou que não há planos imediatos para cancelar o registro da Emae na Bolsa de Valores, nem para a fusão entre as duas empresas.

Enquanto a Sabesp se prepara para implementar mudanças na administração da Emae, a companhia ainda não revelou quais alterações ocorrerão ou quando essas mudanças serão implementadas. Essa transição é vista como parte de um esforço maior para integrar os serviços de saneamento e energia na região metropolitana, aguardando agora a aprovação regulatória para efetivar a OPA e as futuras estratégias de gestão da Emae.

Compartilhe esta notícia