No último sábado, 24 de janeiro de 2026, o Palácio do Planalto implementou medidas de segurança, incluindo a instalação de grades de proteção, em preparação para uma manifestação organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, do PL-MG. A manifestação, denominada ‘Marcha pela liberdade’, teve início em Paracatu, Minas Gerais, no dia 19, e atraiu diversos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ao longo de seu percurso até Brasília.
Com um ato marcado para o domingo, as autoridades já esperam um grande número de manifestantes e veículos no Distrito Federal. Para gerenciar a situação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) criou um “gabinete de crise”, que visa monitorar a movimentação e garantir a segurança viária, especialmente na BR-040, onde o grupo se desloca pelo acostamento.
As autoridades do Governo do Distrito Federal foram informadas sobre o planejamento de desvios operacionais no tráfego, reconhecendo a possibilidade de a manifestação impactar a fluidez e a segurança das vias principais. A PRF destacou a responsabilidade de Nikolas Ferreira sobre o protesto, enfatizando a importância de medidas de segurança adequadas para evitar incidentes durante o evento.

