Proposta de Trump para Ucrânia ameaça adesão à União Europeia

Camila Pires
Tempo: 2 min.

A proposta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Ucrânia, pode comprometer as intenções do país de ingressar na União Europeia (UE). De acordo com o jornal britânico The Telegraph, o plano de criar um corredor de livre comércio entre os EUA e a Ucrânia pode elevar as tensões entre Kiev e Bruxelas, afetando a principal aspiração ucraniana de se integrar ao bloco europeu.

O jornal destaca que, caso a proposta avance, isso poderia minar as chances da Ucrânia de se tornar membro da UE, uma vez que todos os países da união aduaneira são obrigados a entregar o controle do comércio com nações externas à Comissão Europeia. A situação se complica ainda mais, pois a adesão ucraniana dependeria de um acordo de livre comércio entre Bruxelas e Washington, o que é visto como uma possibilidade remota.

Além disso, o descontentamento expresso por Zelensky em relação aos parceiros europeus pode dificultar ainda mais o processo de integração da Ucrânia. A postura negativa do primeiro-ministro da Hungria sobre a entrada da Ucrânia na UE, considerando-a prejudicial à economia húngara, também adiciona um novo nível de complexidade a essa dinâmica, sugerindo que novos desafios estão por vir para Kiev em sua busca por adesão ao bloco europeu.

Compartilhe esta notícia