Ataques russos em Kiev e Kharkiv ocorrem antes de negociações de paz

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

Na madrugada de sábado, a Ucrânia foi alvo de ataques aéreos russos que resultaram na morte de uma pessoa e ferimentos em 31 outras. Os ataques ocorreram em Kiev e na cidade de Kharkiv, enquanto os negociadores da Ucrânia, Rússia e Estados Unidos se preparavam para o segundo dia de diálogos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, visando encerrar a invasão russa que já dura quatro anos.

O chefe da Administração Militar de Kiev, Tymur Tkachenko, confirmou que os ataques de drones atingiram a capital, enquanto Oleh Syniehubov, chefe regional de Kharkiv, relatou 27 feridos na segunda maior cidade do país. O governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou que as negociações visam promover o diálogo e encontrar soluções políticas para a crise, com a Casa Branca descrevendo o primeiro dia das conversas como produtivo.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, criticou o presidente russo Vladimir Putin, afirmando que o ataque foi uma ironia, pois ocorreu enquanto as delegações se reuniam. Apesar das intensas atividades diplomáticas, desafios significativos permanecem nas negociações, especialmente em relação a questões territoriais. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que um acordo de paz estava próximo, mas não sem obstáculos a serem superados.

Compartilhe esta notícia