Dados preliminares da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que a produção brasileira de petróleo e gás natural registrou um crescimento de 6,43% em dezembro de 2023 em relação a novembro, totalizando 5,233 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Dentre esse total, a produção de petróleo atingiu 4,011 milhões de barris por dia, enquanto a produção de gás natural alcançou 194,2 milhões de metros cúbicos diários.
O setor do pré-sal foi responsável por mais de 80% da produção, somando 4,206 milhões de boed, com um aumento de 7,24% na produção de petróleo e 8,39% na de gás natural em comparação com o mês anterior. Esse desempenho destaca a importância da região para o abastecimento energético do país e a continuidade do investimento em tecnologias de extração.
O crescimento na produção de petróleo e gás pode ter repercussões significativas para a economia brasileira, influenciando tanto o mercado interno quanto as exportações. A ANP continuará monitorando esses dados, que são cruciais para a formulação de políticas públicas e para o planejamento estratégico do setor energético nacional.

