Tensão entre EUA e UE impulsiona acordo Mercosul-UE, afirma presidente da Apex

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

Em 22 de janeiro, Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), declarou que a tensão contínua entre os Estados Unidos e a União Europeia está contribuindo para o avanço do acordo Mercosul-UE. Durante entrevista na sede da Apex, Viana afirmou que essa situação geopolítica cria um ambiente propício para as negociações entre os blocos econômicos.

O presidente da Apex enfatizou a importância de que o governo brasileiro intensifique esforços para melhorar a imagem do país na Europa. Viana revelou que 47% do comércio entre Brasil e a UE é composto pela indústria de transformação e 23% pelo setor agropecuário. Ele também mencionou a intenção de organizar uma missão parlamentar à UE para garantir a aprovação do acordo nos parlamentos sul-americanos antes de buscar a validação europeia.

Apesar da judicialização do acordo pela Comissão Europeia, Viana se mostrou otimista em relação a uma solução até 2026. Ele ressaltou que a percepção do agronegócio brasileiro na Europa precisa ser aprimorada, com a proposta de uma campanha educativa para valorizar os produtos nacionais. Para ele, essa estratégia será crucial para beneficiar pequenos produtores brasileiros em mercados complementares, como o de mel, que não enfrentam concorrência direta na Europa.

Compartilhe esta notícia