Parlamento Europeu atrasa ratificação de acordo com o Mercosul

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

O Parlamento da União Europeia aprovou, em votação apertada nesta quarta-feira (21), uma moção que solicita a análise do acordo de livre comércio com o Mercosul pelo Tribunal de Justiça do bloco. Com 334 votos a favor e 324 contra, a decisão gera incertezas sobre a ratificação do tratado, que visa estabelecer a maior área de livre comércio do mundo, abrangendo 31 países e mais de 700 milhões de habitantes.

A moção, impulsionada por eurodeputados de esquerda, ambientalistas e liberais, exige um parecer legal antes da aprovação final do acordo. O Tribunal de Justiça avaliará se a parceria está em conformidade com as legislações europeias, em um momento em que agricultores europeus expressam preocupações sobre a competição com produtos sul-americanos a preços mais baixos. Um dos pontos críticos a serem analisados é um mecanismo que permite aos membros do Mercosul contestar legislações da UE que afetem suas exportações.

Embora a Comissão Europeia defenda o tratado, a insatisfação entre alguns Estados-membros, como França e Áustria, levanta questões sobre sua viabilidade. O acordo, que eliminaria tarifas de importação em mais de 90% do comércio entre os blocos, poderia resultar em um aumento significativo nas exportações. No entanto, o processo de ratificação agora pode se estender por meses, impactando a implementação do acordo e suas promessas de benefícios econômicos.

Compartilhe esta notícia