Os recursos captados por meio das Cédulas de Produto Rural (CPR) alcançaram R$ 121,9 bilhões entre julho e dezembro de 2025, com um aumento de 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e destacam a crescente importância desse instrumento financeiro para o custeio da safra 2025/2026.
Essas CPR foram emitidas por produtores rurais em favor de instituições financeiras e estão incluídas nas exigências de aplicação das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e da poupança rural. O crédito rural como um todo também apresentou crescimento, com um total de R$ 284,08 bilhões contratados, um aumento de 3% em relação a 2024, evidenciando uma recuperação no setor agrícola.
A participação das CPR no total do crédito rural concedido subiu de 34% para 45%, reforçando seu papel central como fonte de financiamento no agronegócio. Essa expansão não apenas favorece os produtores, mas também indica um fortalecimento do setor, crucial para a economia brasileira em um momento de desafios globais.

