Macron critica tarifas dos EUA em discurso no Fórum Econômico de Davos

Marcela Guimarães
Tempo: 1 min.

Em discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta terça-feira, 20, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que as tarifas progressivas sugeridas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, são ‘inaceitáveis’. Durante sua fala, ele argumentou que a Europa não deve aceitar passivamente a ‘lei da parte mais forte’ e deve reagir às ameaças comerciais de seus aliados.

Macron frisou que a competição com os EUA busca subordinar a Europa, ressaltando que não faz sentido aceitar essa nova dinâmica. Ele sugeriu que os europeus devem fortalecer suas ferramentas de retaliação comercial e considerar a diversificação de parceiros, especialmente com países emergentes e a China, para atrair mais investimentos em setores estratégicos.

O presidente francês alertou que as guerras comerciais resultam em perdas mútuas e destacou que o multilateralismo está em risco. No entanto, ele reafirmou o compromisso da Europa com a cooperação e a necessidade de enfrentar os desafios de baixo crescimento, ressaltando que a previsibilidade e a conformidade com as leis são vantagens competitivas que a Europa deve explorar.

Compartilhe esta notícia