EBC abre prazo para recursos sobre Comitê Editorial e de Programação

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

A partir do dia 19 de janeiro, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) abre o prazo para a interposição de recursos relacionados às vagas do Comitê Editorial e de Programação (Comep). O resultado preliminar já foi divulgado e três organizações da sociedade civil avançaram para a fase final, aguardando agora a decisão do presidente da República, que fará a nomeação dos membros por decreto após o fechamento do prazo, previsto para 23 de janeiro.

Esse processo marca um retorno significativo da participação social na EBC, que estava sem essas instâncias há nove anos. Os novos comitês visam promover a pluralidade e a diversidade na comunicação pública, com o Comep focando na supervisão dos princípios da radiodifusão e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) se dedicando às diretrizes e programação das emissoras. A instalação dessas instâncias ocorreu após a publicação de um decreto em junho de 2025, que representou um marco histórico para a empresa.

Com o mandato dos representantes escolhidos se estendendo até 8 de julho de 2027 e sem possibilidade de recondução, a EBC busca garantir a diversidade de vozes na comunicação pública. Este novo cenário não apenas fortalece a participação social, mas também assegura que a programação da EBC reflita a pluralidade da sociedade brasileira, promovendo conteúdos que atendam a diversos segmentos e interesses da população.

Compartilhe esta notícia