Ministério da Saúde implementa monitoramento da saúde infantil indígena

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 1 min.

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou, em 19 de janeiro de 2026, o lançamento do primeiro módulo de Monitoramento do Desenvolvimento na Infância, voltado para o acompanhamento da saúde de crianças indígenas. A iniciativa, gerida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), busca identificar de forma precoce agravos e doenças que afetam essa população nos 34 distritos sanitários de saúde indígena em todo o país.

Com esta nova abordagem, as equipes multidisciplinares que atuam em territórios indígenas poderão registrar informações mais detalhadas durante os atendimentos. O monitoramento incluirá triagem neonatal, avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio de sinais de risco para transtornos, além da identificação de situações de vulnerabilidade, como suspeitas de violência. A sistematização desses dados será fundamental para um histórico de saúde mais completo das crianças.

A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde destacou que essa iniciativa é estratégica para o cuidado da infância indígena, pois permitirá um monitoramento contínuo do crescimento e desenvolvimento infantil. Com a coleta sistemática dessas informações, será possível planejar ações mais eficazes e oportunas, visando atender melhor às necessidades de saúde dessa população vulnerável e garantir um futuro mais saudável.

Compartilhe esta notícia