Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 80% das empresas industriais no Brasil enfrentam dificuldades para acessar crédito. A divulgação ocorreu nesta segunda-feira (19), com dados coletados entre agosto do ano anterior. Os altos juros são apontados como o principal obstáculo, seguido pela exigência de garantias reais e pela falta de opções de crédito que atendam às necessidades das empresas.
De acordo com a Sondagem Especial: Condições de Acesso ao Crédito em 2025, 71% dos empresários relataram dificuldades no crédito de longo prazo, onde os altos juros continuam a ser um entrave, enquanto 31% mencionaram a exigência de garantias. A analista de Políticas e Indústria da CNI, Maria Virgínia Colusso, destacou que a atual política monetária é restritiva, encarecendo o crédito e desestimulando investimentos em expansão e inovação. Essa situação se reflete na baixa adesão das indústrias ao crédito, com 54% não buscando opções de longo prazo nos últimos seis meses.
As dificuldades de acesso ao crédito podem ter repercussões sérias para a economia industrial do país, especialmente em um momento onde o crescimento e a inovação são cruciais. As empresas também estão avaliando negativamente as condições de crédito, com 35% acreditando que pioraram no curto prazo. Com a Selic elevada e pouca disposição para contrair dívidas, o futuro do investimento industrial permanece incerto, exigindo atenção das autoridades financeiras.

