Em um anúncio realizado no último domingo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que, a partir de 9 de fevereiro, aproximadamente 1,1 milhão de profissionais de saúde em todo o Brasil receberão a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Esta vacina, que é a primeira de dose única contra a dengue, destina-se a aqueles que atuam nas unidades básicas de saúde e estão na linha de frente do atendimento à população.
O governo está se preparando para garantir a entrega de 1,1 milhão de doses da vacina até 31 de janeiro, o que permitirá a imunização desse grupo essencial. A Butantan-DV fornece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e apresenta uma eficácia global de 74%, com uma significativa redução nos casos graves e hospitalizações. Além disso, uma parceria com a empresa WuXi Vaccines, da China, visa aumentar a capacidade de produção da vacina em até 30 vezes.
Além da vacinação dos profissionais, o governo planeja expandir a imunização para a população geral, começando por pessoas de 15 a 59 anos, conforme a disponibilidade das doses. O ministro Padilha também manifestou otimismo em relação à segurança da vacina para pessoas acima de 60 anos, que estão sendo recrutadas para estudos clínicos. As estratégias delineadas buscam não apenas proteger os profissionais de saúde, mas também implementar um calendário de vacinação abrangente para toda a população brasileira.

