Botucatu inicia vacinação em massa contra dengue com vacina do Butantan

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

No último domingo (18), a cidade de Botucatu, em São Paulo, deu início à vacinação em massa contra a dengue com a vacina Butantan-DV, apresentada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Este imunizante, que é o primeiro do mundo em dose única, foi desenvolvido pelo Instituto Butantan e tem como objetivo prevenir a arbovirose, sendo uma estratégia inovadora para o combate à doença.

O projeto de vacinação envolve a participação do Ministério da Saúde, da Prefeitura de Botucatu, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto Butantan. Além de Botucatu, as cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) também fazem parte dessa estratégia piloto, que visa vacinar a população de 15 a 59 anos, atingindo a meta de 40% de cobertura vacinal. A distribuição inicial prevê 204,1 mil doses entre os três municípios, que são suficientes para atender a população-alvo.

Comprovada a eficácia do imunizante em estudos anteriores, a vacinação em Botucatu representa uma oportunidade crucial para avaliar o impacto da vacina na circulação do vírus da dengue, especialmente o tipo 3, que teve alta prevalência na região. A prefeitura disponibilizou 28 pontos de vacinação e recomenda que a população siga horários específicos para evitar aglomerações. Esta ação é um passo significativo no fortalecimento do calendário de vacinação contra a dengue no Brasil.

Compartilhe esta notícia