A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, destituiu o empresário Álex Saab do cargo de ministro da Indústria nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026. Saab, acusado de ser laranja do presidente deposto Nicolás Maduro, foi uma figura controversa no governo, especialmente após ser liberado pelos Estados Unidos em um acordo que envolveu a libertação de cidadãos americanos detidos na Venezuela.
A destituição de Saab ocorre em um contexto de crescente pressão internacional, especialmente dos Estados Unidos, e se junta a uma série de mudanças ministeriais promovidas por Rodríguez. A presidente anunciou a fusão das pastas de Indústria e Comércio Nacional, agora sob a liderança de Luis Antonio Villegas. Essas mudanças refletem as tentativas do governo interino de reorganizar a administração em meio a uma crise política e econômica prolongada.
A situação política na Venezuela continua tensa, com a destituição de Saab possivelmente sinalizando um afastamento das práticas associadas ao governo de Maduro. Com a captura do ex-presidente e sua esposa, a dinâmica de poder no país pode estar mudando, e as implicações disso para o futuro da Venezuela ainda são incertas. A resposta da comunidade internacional e o impacto nas relações diplomáticas serão cruciais para os próximos desdobramentos.

