Na Itália, um estudo recente divulgado por ocasião do Dia Mundial da Pizza, celebrado em 17 de janeiro, revelou que a indústria da pizza movimenta anualmente 15 bilhões de euros, equivalente a R$ 93,4 bilhões. A pesquisa, realizada pelo Observatório Socioeconômico da Pizza Napolitana, destaca que o setor conta com mais de 50 mil pizzarias, empregando cerca de 300 mil pessoas e assando em média oito milhões de pizzas diariamente.
O relatório também analisou o preço da tradicional pizza margherita, que tem um valor médio de 7,04 euros. As variações regionais mostraram que o preço mais baixo foi registrado no sul da Itália, enquanto o norte apresenta os valores mais altos. Apesar dos aumentos nos custos de ingredientes, como muçarela e azeite, o preço da pizza margherita teve apenas um leve reajuste no último ano, reforçando seu status como um pilar da culinária acessível.
Além disso, o estudo destacou o papel das mulheres na indústria, que são bem representadas na propriedade e gestão de pizzarias, mas ainda são minoria na profissão de pizzaiola. Em relação ao consumo, a Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Vegetais informou que a maioria das pizzas consumidas na Itália é à base de tomate, utilizando mais de 200 milhões de quilogramas desse ingrediente, o que gera um valor econômico significativo.

