Bessent afirma que escolha de Trump para o Fed terá credibilidade

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou que a escolha do presidente Donald Trump para liderar o Federal Reserve (Fed) será pautada pela credibilidade e independência. Em uma entrevista à Fox Business na noite de sexta-feira, 16, ele rejeitou a ideia de que o novo presidente do banco central seria um mero ‘peão’ do governo, enfatizando que isso não seria desejável para a instituição.

Bessent não se aprofundou em rumores de que o ex-diretor do Fed, Kevin Warsh, poderia ser o favorito para o cargo, ressaltando que a decisão final cabe ao presidente Trump. Ele reafirmou que, independentemente de quem for escolhido, o Fed manterá sua reputação e seu compromisso com a estabilidade econômica e o pleno emprego. Para ele, a indicação será aprovada rapidamente pelo Congresso.

Em relação ao atual presidente do Fed, Jerome Powell, Bessent esclareceu que não há necessidade de ele deixar sua posição no Comitê Federal de Mercado Aberto imediatamente após sua saída. O secretário também criticou a falta de transparência nas políticas do Fed, argumentando que a instituição deve ser mais responsável e prestativa, especialmente em relação às suas investigações internas.

Compartilhe esta notícia