Fiocruz inicia pesquisa sobre injeção semestral de prevenção ao HIV no SUS

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deu início a um estudo que visa avaliar a incorporação da injeção semestral de prevenção ao HIV, chamada lenacapavir, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A confirmação ocorreu na sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, e o fármaco, que já recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será testado em jovens de 16 a 30 anos em sete cidades brasileiras.

O lenacapavir, que deve ser administrado a cada seis meses, é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos que estão em risco de contrair o HIV-1. O estudo, denominado ImPrEP LEN Brasil, focará em homens gays e bissexuais, pessoas não binárias e transgêneros, e será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Manaus, Campinas e Nova Iguaçu.

As doses do medicamento já foram fornecidas pela Gilead Sciences e o início das aplicações depende da chegada de agulhas específicas ao país. Com a realização desta pesquisa, a Fiocruz espera contribuir significativamente para a prevenção do HIV e ampliar o acesso a tratamentos inovadores por meio do SUS.

Compartilhe esta notícia