Neste fim de semana, três municípios brasileiros darão início à campanha de vacinação contra a dengue utilizando a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. As cidades de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais, começarão a vacinação no sábado, 17 de janeiro, enquanto Botucatu, em São Paulo, iniciará no domingo, 18 de janeiro. A iniciativa visa proteger a população de 15 a 59 anos, em resposta ao aumento de casos da doença.
A escolha das cidades foi realizada em conjunto pelos governos estaduais e pelo Ministério da Saúde, considerando o porte médio das localidades, com populações entre 108 mil e 151 mil habitantes. Em Maranguape, a vacinação ocorrerá em 35 postos de saúde e contará com um ponto de vacinação drive-thru. Além da Butantan-DV, o imunizante da Takeda estará disponível para crianças de 10 a 14 anos, com um esquema de duas doses.
As autoridades de saúde esperam que a campanha leve à imunização de cerca de 80 mil moradores em Botucatu, o que representa 90% da população alvo. A cidade também irá conduzir um estudo para avaliar a eficácia da vacina fora do ambiente controlado de ensaios clínicos. Após a vacinação, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Unesp monitorarão os casos de dengue, visando contribuir para o controle da doença e a redução de internações e óbitos.

