Países do Brics diminuem estoques de Títulos do Tesouro dos EUA

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

Desde a reeleição de Donald Trump em novembro de 2024, os países do Brics, como Brasil, China e Índia, têm reduzido de forma significativa seus estoques de títulos do Tesouro americano. Dados do Departamento do Tesouro indicam que a China diminuiu sua participação em 9,4%, enquanto a Índia cortou 21% e o Brasil 26,7% até outubro de 2025.

Esse movimento se intensificou na segunda metade de 2025, em meio a uma guerra tarifária que afetou os três países. Enquanto a China, que outrora detinha a maior quantidade de Treasuries, caiu para a terceira posição, Brasil e Índia também ajustaram suas participações, refletindo uma mudança no panorama econômico global e nas relações comerciais com os Estados Unidos.

As implicações dessa redução de estoques podem ser significativas, sugerindo uma falta de confiança nas políticas econômicas dos EUA ou uma estratégia deliberada por parte dos países do Brics. À medida que Japão e Reino Unido aumentam seus estoques, a dinâmica de poder financeiro pode estar mudando, levando a uma reavaliação das relações econômicas entre essas nações e os Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia