Tempestades deixam quase 50 mil imóveis sem energia em São Paulo

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

Cerca de 50 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo ficaram sem energia elétrica por volta das 20h17 do dia 13 de janeiro de 2026, conforme informações da distribuidora Enel. A capital paulista é a mais afetada, com 44,4 mil unidades consumidoras desconectadas, representando 0,56% do total de 8,5 milhões de clientes atendidos nos 24 municípios da área.

As interrupções no fornecimento de energia coincidem com um alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo sobre a previsão de tempestades e chuvas fortes entre os dias 14 e 16 de janeiro. O evento meteorológico é provocado por um sistema que se aproxima da Região Sudeste, e as chuvas devem ser mais intensas na quinta-feira, 15, especialmente na faixa leste do Estado.

Além da capital, outras regiões, como o Vale do Ribeira e áreas em Itapeva, Campinas e Sorocaba, também enfrentam expectativas de chuvas volumosas. As consequências das tempestades levantam preocupações sobre a infraestrutura elétrica e a segurança da população, especialmente em um período em que o sistema já enfrenta desafios.

Compartilhe esta notícia