O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou a limitação do preço dos exames médico e psicotécnico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em R$ 90 cada, seguindo alterações recentes nas diretrizes do governo federal. Essa nova norma representa uma diminuição significativa, de até 40%, nos valores cobrados por clínicas credenciadas, tornando o processo de habilitação mais acessível para os cidadãos.
Além das mudanças nos preços, o Detran-SP implementou um novo sistema que permite o cadastramento de instrutores autônomos, que poderão oferecer aulas práticas conforme as novas regras. O governo estadual destaca que essas medidas são parte de um planejamento mais amplo para modernizar o processo de habilitação, com foco na redução dos custos e na facilitação do acesso ao serviço, que será monitorado através da página oficial do CNH Paulista.
As novas diretrizes, que foram oficializadas em dezembro, também incluem a flexibilização das aulas práticas e a disponibilização do curso teórico de forma online e gratuita. A iniciativa busca não apenas diminuir os custos, mas também simplificar a carga horária obrigatória, reduzindo de 20 para apenas duas horas de aulas práticas, permitindo que os candidatos decidam sobre a necessidade de mais treinamento.

