O Brasil e a Arábia Saudita estão em busca de fortalecer suas parcerias no setor de minerais críticos, com o ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira, em visita oficial a Riad. Durante um encontro com o ministro saudita da Indústria e Recursos Minerais, Bandar Al-Khorayef, discutiram-se formas de aumentar investimentos e otimizar a cooperação estratégica na área mineral.
Silveira apresentou os avanços da governança do setor mineral no Brasil, enfatizando a relevância do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) na formulação de políticas. O ministro destacou a importância de aprimorar o processo de licenciamento e reduzir a burocracia, visando maior previsibilidade e segurança para os investimentos. Além disso, mencionou o potencial geológico do Brasil, que abriga significativas reservas de terras raras e urânio, mesmo com apenas 30% do subsolo mapeado.
As partes concordaram em criar um grupo de trabalho bilateral, programando reuniões regulares para estudar iniciativas conjuntas. Silveira enfatizou a necessidade de investimentos sauditas na cadeia de transformação mineral, promovendo assim a industrialização e a geração de empregos no Brasil. Para isso, solicitou apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita em projetos que ampliem o conhecimento geológico do país e criem bases para novos investimentos estruturantes.

