O Brasil, por meio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, busca expandir parcerias com a Arábia Saudita na área de minerais críticos. Durante sua visita a Riad, Silveira se reuniu com o ministro saudita da Indústria e Recursos Minerais, Bandar Al-Khorayef, para discutir a cooperação estratégica e o fortalecimento da regulação do setor mineral brasileiro.
Durante a reunião, Silveira apresentou os avanços na governança do setor mineral, destacando a importância do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) e seu papel na redução da burocracia, promovendo maior previsibilidade e segurança para os investimentos. Ele também enfatizou o potencial geológico do Brasil, que possui a segunda maior reserva mundial de terras raras e a sétima maior de urânio, apesar de apenas 30% do subsolo estar mapeado.
As partes acordaram a criação de um grupo de trabalho bilateral para estudar iniciativas que possam ser desenvolvidas em conjunto, visando aumentar a eficiência da cooperação. Silveira solicitou o apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita em projetos de mapeamento do potencial mineral brasileiro, o que poderá gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento tecnológico no país.

