Acordo UE-Mercosul pode ser aplicado antes da ratificação pelo Parlamento

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

O porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, informou nesta segunda-feira, 12 de janeiro, que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul poderá ser implementado antes mesmo da ratificação pelo Parlamento Europeu. A declaração foi feita em Bruxelas e destacou que o tratado contempla tal possibilidade, embora detalhes adicionais não tenham sido revelados.

Em apoio ao acordo, Gill pediu um “forte apoio” dos eurodeputados, que devem votar sobre a parceria comercial nos meses de fevereiro, março ou abril. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estará em Assunção, no Paraguai, no próximo sábado, dia 17 de janeiro, para assinar o acordo de livre comércio com a América Latina, marcando um passo importante nas relações entre as duas regiões.

A maioria dos Estados-membros da União Europeia manifestou apoio ao acordo durante uma reunião em Bruxelas na última sexta-feira, 9 de janeiro, com exceção de alguns países que votaram contra. A implementação antecipada do acordo pode acelerar as relações comerciais entre a UE e o Mercosul, mas também gera discussões sobre as implicações políticas e econômicas deste movimento.

Compartilhe esta notícia