Inflação nos EUA deve subir após dificuldades em novembro

Marcela Guimarães
Tempo: 1 min.

Economistas alertam que a inflação nos Estados Unidos deve apresentar um aumento após um novembro conturbado, em que a coleta de dados foi afetada. O índice de preços ao consumidor deve subir 2,7% em dezembro, ligeiramente acima do avanço de 2,6% registrado em novembro, o menor desde 2021. A situação pode ser um indicativo de que as pressões inflacionárias ainda persistem, apesar da desaceleração momentânea.

O relatório de novembro, que mostrou uma aparente desaceleração da inflação, foi considerado distorcido pela incapacidade do Departamento de Estatísticas do Trabalho de coletar a maioria dos preços em outubro. Economistas afirmam que essa distorção pode ter exagerado a queda nos índices inflacionários, levando a uma interpretação equivocada sobre a tendência de preços. A próxima divulgação, prevista para terça-feira, poderá trazer novos dados que revertam essa percepção.

O Federal Reserve observa atentamente esses desenvolvimentos, pois a ausência de dados claros sobre a inflação e a estabilização do mercado de trabalho influenciam a decisão de manter as taxas de juros inalteradas. Com a resiliência do consumo no quarto trimestre, o foco se volta para novos relatórios sobre vendas e produção, que poderão oferecer uma visão mais precisa da saúde econômica do país.

Compartilhe esta notícia