Carnaval de rua do Rio registra recorde de blocos inscritos para 2026

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 2 min.

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) anunciará no próximo dia 15 de janeiro os blocos que poderão desfilar no carnaval de rua de 2026. Este ano, 803 blocos se inscreveram, um número recorde, mas a previsão é que apenas 465 estejam autorizados a participar. O carnaval ocorrerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, prometendo diversidade e alegria nas ruas cariocas.

Com 685 blocos solicitando credenciamento em 2025, a Riotur autorizou 482, mas apenas 444 desfilaram devido a cancelamentos. Para o carnaval de 2026, as novas regras visam simplificar o processo, eliminando a necessidade de licenciamento para blocos menores sem estruturas pesadas. Além disso, a portaria 324 prevê incentivos financeiros, variando de R$ 5 mil a R$ 50 mil, dependendo do número de foliões.

A presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval (Sebastiana), Rita Fernandes, destacou o aumento no número de inscrições, refletindo um interesse crescente entre blocos que antes eram considerados não oficiais. Contudo, ela alertou que a previsão de blocos autorizados é menor devido à redução na frequência de desfiles. O carnaval, que contará com a estreia do Cordão do Boitatá, também se despede do icônico bloco Suvaco do Cristo, que encerrará suas atividades após 40 anos.

Compartilhe esta notícia