Pará avança na emissão de créditos de carbono com certificação internacional

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

O Governo do Pará avançou para a emissão de créditos de carbono jurisdicionais no mercado voluntário, ao receber a aceitação formal dos documentos necessários por parte do Architecture for REDD+ Transactions (ART Trees). Essa aceitação confirma que a documentação apresentada atende aos requisitos para a certificação internacional de redução de emissões, permitindo que o estado inicie as próximas etapas do processo.

Os documentos que foram apresentados demonstram a redução de 38 milhões de toneladas de CO₂ em 2023. Com base nesse resultado e na estruturação do Sistema Jurisdicional de REDD+, a expectativa é que o Pará alcance 260 milhões de toneladas em créditos de carbono até 2027. Durante a Semana do Clima de Nova York em 2024, o estado já firmou um acordo para a venda de 12 milhões de toneladas, gerando expectativa de quase R$ 1 bilhão em receita.

A comercialização dos créditos de carbono, no entanto, está condicionada à conclusão das Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPIs), um processo histórico que envolve 47 consultas, das quais 15 já foram realizadas. Esse esforço busca garantir a participação social e respeitar os direitos dos povos e comunidades tradicionais, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e a integridade ambiental.

Compartilhe esta notícia