Fatec Zona Leste desenvolve tecnologia inovadora para deficientes visuais

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 1 min.

Um grupo de estudantes da Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) Zona Leste, em São Paulo, criou o sistema assistivo SecondVision, projetado para aumentar a autonomia de deficientes visuais. Utilizando visão computacional e tecnologia vestível, o dispositivo é capaz de interpretar sinalizações fixas e alertar sobre obstáculos, proporcionando mais segurança na mobilidade dos usuários.

Sob a orientação de professores, os alunos Gustavo Mendes Ventieri, Pedro Fernandes Araújo e Tiago Bryan Ramos de Oliveira desenvolveram essa ferramenta com o objetivo de promover a independência e os direitos de cidadania das pessoas com deficiência visual. O protótipo, que inclui uma câmera acoplada a um colete, transmite informações sonoras ao usuário, permitindo que ele se oriente em ambientes desconhecidos e evitando riscos associados à mobilidade.

Com a apresentação do projeto na 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a iniciativa destaca-se por promover inclusão e equidade, buscando atender ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ao alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o SecondVision não apenas combate desigualdades, mas também representa um avanço no fortalecimento da autonomia de um público frequentemente negligenciado.

Compartilhe esta notícia