Irlanda se opõe ao acordo comercial da UE com o Mercosul

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

Nesta sexta-feira, a Irlanda realizará uma votação contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, conforme anunciou o vice-primeiro-ministro Simon Harris. O governo irlandês se posiciona ao lado de outros países europeus, como França, Hungria e Polônia, que também expressaram suas objeções ao tratado que envolve Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

Em uma declaração, Harris destacou que a posição do governo irlandês em relação ao Mercosul sempre foi clara, afirmando que não apoiam o acordo nas condições apresentadas. Apesar da resistência de alguns Estados-membros, a possibilidade de aprovação do acordo pelo Conselho da UE permanece, o que permitiria que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinasse o pacto na próxima segunda-feira.

A criação da maior área de livre comércio do mundo gera apreensão entre os agricultores europeus, que temem a concorrência de produtos sul-americanos, como carne e soja. Harris lamentou que as concessões feitas pela Comissão Europeia para atender às preocupações irlandesas não sejam suficientes para tranquilizar os cidadãos, ressaltando a necessidade de um acordo mais satisfatório.

Compartilhe esta notícia