Os contratos futuros de petróleo WTI fecharam em queda de 2,00% nesta quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, com o preço do barril negociado a US$ 55,99 na New York Mercantile Exchange. Esta redução segue comentários do presidente dos EUA sobre a entrega de petróleo da Venezuela e dados divergentes sobre os estoques de petróleo nos Estados Unidos.
Além da queda do WTI, o petróleo Brent para março também registrou uma diminuição de 1,22%, sendo negociado a US$ 59,96. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, enquanto os estoques de petróleo apresentaram queda, os derivados, como gasolina e destilados, mostraram um aumento além do esperado, o que gerou incertezas no mercado.
Analistas destacam que, embora os comentários do presidente Trump sobre a Venezuela possam indicar uma superoferta, o impacto nos preços pode ser limitado. O mercado parece acreditar que o risco de um conflito maior entre os EUA e a Venezuela é baixo, enquanto movimentos estratégicos na Europa também podem influenciar a dinâmica do petróleo globalmente.

