Ad imageAd image

STF lembra golpe de 8 de janeiro com evento sobre punições a golpistas

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará um evento em 8 de janeiro de 2026 para recordar o terceiro aniversário da tentativa de golpe de Estado que ocorreu no Brasil em 2023. A cerimônia tem como objetivo destacar a seriedade da situação e as punições impostas aos responsáveis, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros altos oficiais das Forças Armadas.

Durante o evento, que começará às 14h30, o presidente da Corte, Edson Fachin, inaugurará a exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução” e apresentará o documentário “Democracia inabalada: mãos da reconstrução”. Além disso, haverá uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa redonda, onde especialistas discutirão os eventos que levaram à invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília.

A expectativa é que o STF também avance no julgamento do blogueiro Paulo Figueiredo, que está foragido nos Estados Unidos, com a possível aceitação de uma denúncia contra ele neste semestre. O evento é uma oportunidade para reforçar a importância da democracia e da responsabilização dos envolvidos em atos antidemocráticos, especialmente em um momento em que o tribunal se encontra em recesso até fevereiro.

Compartilhe esta notícia