Produção de petróleo e gás no Brasil registra queda e aumento anual em novembro

Eduardo Mendonça
Tempo: 2 min.

Em novembro de 2025, a produção de petróleo e gás natural no Brasil atingiu 4,921 milhões de barris de óleo equivalente por dia, conforme informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A extração de petróleo foi de 3,773 milhões de barris por dia, representando uma queda de 6,4% em relação ao mês anterior, mas um aumento de 13,9% em comparação ao mesmo mês do ano passado. A produção de gás natural foi de 182,57 milhões de metros cúbicos por dia, com um recuo de 6,3% em relação a outubro, mas aumento de 15,7% em relação a novembro de 2024.

No pré-sal, a produção totalizou 3,913 milhões de barris de óleo equivalente por dia, correspondendo a 79,6% da produção nacional. A ANP destacou que houve uma redução de 8,5% em comparação ao mês anterior, mas um crescimento de 15,6% em relação a novembro de 2024. A produção de gás natural na mesma área foi de 141,27 milhões de metros cúbicos por dia, com um aproveitamento de 96,9% do gás natural disponível no mercado.

A maior parte da produção de petróleo e gás ocorreu em campos marítimos, com a Petrobras respondendo por 89,35% do total produzido. O campo de Búzios na Bacia de Santos foi o que mais produziu petróleo, enquanto o campo de Mero liderou a produção de gás natural. Esses dados ressaltam a importância do setor no contexto energético brasileiro e suas possíveis implicações para o mercado e o desenvolvimento econômico do país.

Compartilhe esta notícia