O jubileu católico de 2025 atraiu mais de 33 milhões de peregrinos a Roma, conforme anunciou o Vaticano nesta segunda-feira, 5 de janeiro. Os fiéis, oriundos de 185 países, passaram pela ‘Porta Santa’ da basílica de São Pedro, em um evento que culminará com a cerimônia de fechamento das portas pelo papa Leão XIV. Esta celebração é realizada a cada 25 anos e simboliza um período de reflexão e penitência para a comunidade católica mundial.
A grande participação de peregrinos foi observada apesar das preocupações sobre a capacidade da Cidade Eterna em acolher um número tão elevado de visitantes. O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, enfatizou que o jubileu trouxe uma renovada confiança para a cidade, que enfrentava um longo período de estagnação. O evento incluiu 35 atos importantes, como um festival dedicado aos jovens católicos e a canonização do primeiro santo millennial, destacando a vitalidade da Igreja.
O jubileu também será lembrado por ter ocorrido durante o papado de dois pontífices, uma situação inédita desde 1700. A participação aumentou significativamente após a eleição de Leão XIV, o primeiro papa americano, o que sugere um novo impulso para a Igreja. Com a conclusão do evento, o Vaticano espera que os frutos dessa celebração continuem a impactar positivamente a fé católica ao redor do mundo.

