Inmet emite alerta de tempestade para São Paulo e outras regiões

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou, nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026, alertas laranja para chuvas intensas e perigo de tempestade em várias regiões do Brasil, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Os alertas abrangem também o Distrito Federal e partes de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. A previsão indica a possibilidade de ventos que podem atingir até 100 km/h, além de riscos significativos como a queda de granizo e alagamentos.

As regiões mais afetadas em São Paulo incluem a metropolitana, o litoral sul e o Vale do Paraíba, enquanto no Rio de Janeiro, o alerta se estende pela região metropolitana e Baixada Fluminense. O Inmet destacou que o alerta laranja é um dos mais severos, alertando sobre a gravidade da situação. Além disso, um alerta amarelo foi emitido para o restante do país, indicando riscos de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h.

Dada a gravidade da situação, o Inmet recomenda que a população tome precauções, como evitar se abrigar sob árvores e desligar aparelhos elétricos. A expectativa é que as chuvas persistam até pelo menos o dia 9 de janeiro, com acumulados que podem ultrapassar 250 mm. Essa condição climática é influenciada por um padrão atmosférico que pode causar tempestades localizadas na região Sudeste e áreas adjacentes.

Compartilhe esta notícia