Arábia Saudita ataca separatistas no Iêmen em conflito com Emirados Árabes

Rafael Barbosa
Tempo: 1 min.

A Arábia Saudita lançou ataques aéreos contra forças separatistas no sul do Iêmen, apoiadas pelos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira, 2. A ofensiva visa recuperar o controle de acampamentos do Conselho de Transição do Sul (STC) na província de Haramout, uma região estratégica que faz fronteira com o país. Até o momento, não há relatos de vítimas.

A operação saudita se intensificou em resposta ao avanço do STC, que tomou áreas ricas em petróleo nas províncias de Haramout e Mahra no mês passado. Este movimento provocou um aumento nas tensões entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, uma vez que o STC deslocou forças que eram aliadas às Forças Escudo Nacional, que lutam contra os houthis, apoiados pelo Irã.

Além disso, o embaixador saudita no Iêmen acusou o líder do STC de obstruir uma delegação de mediação saudita em sua tentativa de desembarcar na cidade de Aden. Essa situação sugere que as relações entre os aliados podem estar se deteriorando em meio a um cenário já complexo no Iêmen, que enfrenta um prolongado conflito civil.

Compartilhe esta notícia