Na quarta-feira (31), 124 brasileiros foram repatriados dos Estados Unidos e chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A operação foi realizada pelo programa ‘Aqui é Brasil’, que tem como objetivo acolher cidadãos em situação de vulnerabilidade. Desde o início do ano, o programa já contabiliza 37 repatriações, totalizando mais de 3 mil pessoas trazidas de volta ao país.
O programa ‘Aqui é Brasil’ é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em colaboração com outros órgãos federais. A última operação destacou a complexidade das repatriações, com a maioria dos repatriados sendo homens desacompanhados, e a presença de um indivíduo procurado pela Justiça. Os repatriados receberam suporte em termos de alimentação, kits de higiene e assistência médica, numa estrutura especial de acolhimento.
As repatriações se intensificaram em resposta a políticas de deportação adotadas nos Estados Unidos e refletem uma crescente necessidade de apoio a brasileiros que se encontram em situações vulneráveis no exterior. O governo brasileiro continua a trabalhar em parceria com diversas instituições para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos repatriados, ressaltando o compromisso do país com a proteção de seus cidadãos em dificuldades.

