Brasil repatria 124 cidadãos dos EUA em operação humanitária

Bruno de Oliveira
Tempo: 2 min.

O governo brasileiro realizou, na última quarta-feira (31), uma operação de repatriação de 124 cidadãos que estavam nos Estados Unidos. O voo pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 20h, conforme informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Este evento faz parte do programa “Aqui é Brasil”, que já efetivou 37 operações desde o início do ano.

O programa visa acolher brasileiros em situação de vulnerabilidade e, até agora, já garantiu o retorno de mais de 3 mil pessoas, quase o dobro das repatriações realizadas em 2024. Além do acolhimento inicial no aeroporto, os repatriados receberam assistência, incluindo alimentação, kits de higiene e apoio psicológico. A operação também envolveu a detenção de três indivíduos pela Polícia Federal, embora os detalhes não tenham sido divulgados pelo ministério.

As repatriações têm crescido em resposta às políticas de deportação nos Estados Unidos, destacando a necessidade de suporte a brasileiros afetados. O grupo mais recente é majoritariamente composto por homens entre 40 e 49 anos, e não foram registrados menores de idade. O programa “Aqui é Brasil” é uma ação coordenada entre diversos ministérios, refletindo o compromisso do governo em assegurar a proteção e bem-estar de seus cidadãos no exterior.

Compartilhe esta notícia