O primeiro dia de 2026 na cidade de São Paulo começou com clima nublado e abafado, com a temperatura mínima prevista em 21ºC e máxima de 31ºC. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informa que há possibilidade de chuvas isoladas a partir do meio da tarde, acompanhadas de riscos de alagamentos e quedas de árvores na cidade.
O CGE também destaca a possibilidade de tempestades em algumas áreas, especialmente entre a tarde e o início da noite. A média histórica de chuvas para janeiro em São Paulo é de 256,4 mm, e as condições abafadas devem persistir durante o primeiro fim de semana do ano, com chuvas intensas esperadas a partir de sábado devido à aproximação de uma frente fria.
No restante do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades em todos os Estados do Sudeste, além de Goiás, Distrito Federal e parte da Bahia. Essas condições são favorecidas pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, que intensifica a umidade na região, trazendo potencial para chuvas volumosas e ventos fortes, com rajadas que podem alcançar até 100 km/h.

