São Paulo registra previsão de chuvas e alerta de tempestades neste 1º de janeiro

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

O primeiro dia de 2026 em São Paulo começou com tempo nublado e abafado, com temperaturas variando entre 21ºC e 31ºC. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE) anunciou que há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir do meio da tarde até o início da noite, além de alertar sobre riscos de alagamentos e quedas de árvores em algumas áreas da cidade.

A média histórica de chuvas para janeiro na capital é de 256,4 mm, e dezembro já registrou 177,3 mm, abaixo do esperado. A previsão é que o calor continue durante o primeiro fim de semana do ano, mas as chuvas devem se intensificar com a chegada de uma nova frente fria, aumentando o risco de temporais, especialmente entre sábado e domingo.

Em âmbito mais amplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todo o Sudeste e estados vizinhos, onde há potencial para tempestades e chuvas volumosas. A formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul é a responsável por essa instabilidade, que pode gerar rajadas de vento de até 100 km/h e até granizo em algumas regiões, como o Vale do Paraíba e o sul do Espírito Santo.

Compartilhe esta notícia