Sistema Cantareira termina dezembro com 20,18% de volume útil

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 2 min.

O Sistema Cantareira, vital para o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, fechou o mês de dezembro de 2025 com 20,18% de seu volume útil. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a SP-Águas, o sistema permanecerá na Faixa 4 – Restrição, a partir de 1º de janeiro de 2026, devido à queda no nível de água em relação ao mês anterior.

A diminuição do volume útil, que passou de 20,99% em novembro para 20,18% em dezembro, acende um alerta para o consumo de recursos hídricos. As agências reguladoras enfatizam a importância de medidas de gestão da demanda pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pedem à população que economize água para evitar uma possível transição para a Faixa 5, que impõe restrições mais rigorosas ao abastecimento.

O Sistema Cantareira é composto por cinco reservatórios interligados e abastece cerca de metade da população da Grande São Paulo. O acompanhamento diário dos níveis de água e a avaliação das regras de operação são essenciais para garantir a segurança hídrica, especialmente durante o período úmido, que vai de outubro a maio. A continuidade da redução no volume útil mantém a preocupação em relação ao abastecimento e à gestão sustentável dos recursos hídricos na região.

Compartilhe esta notícia